A Sysnovare fruto do trabalho realizado no desenvolvimento de soluções de gestão de contraordenações e fiscalização, procura promover a troca de experiências e aprofundar o seu conhecimento nesta área de negócio. Só assim é possível manter atualizadas as suas aplicações e ajusta-las às necessidades que os seus Clientes sentem no dia a dia.
À semelhança do já realizado com outras problemáticas, entendeu promover um encontro para o qual convidou como oradores alguns dos seus principais Clientes. O objetivo era a partilha de conhecimento e a troca de experiências com a restante comunidade a quem as questões relativas a contraordenações e fiscalização pudessem interessar. Numa sessão bastante participada estiveram presentes cerca de 40 participantes pertencentes a 13 entidades distintas.
A sessão iniciou-se com o testemunho da Câmara Municipal do Porto que foi pioneira na criação de uma solução de gestão de contraordenações com a Sysnovare: O GIC. O testemunho prestado passou não só pelo processo da criação da solução, mas também como ela se aplica aos processos daquela Câmara Municipal. Houve ainda tempo para abordar os novos desafios e o caminho a seguir para evolução do Sistema GIC e GIF no município do Porto.
Seguiu-se a intervenção da Câmara Municipal de Sintra através da responsável pelo Departamento de Policia Municipal. Na sua intervenção alertou para a necessidade de adotar sistemas de gestão capazes de ajudar na tarefa da gestão das contraordenações. Alertou ainda para a necessidade de uma escolha criteriosa da solução bem como da importância da adequação dos processos e dos serviços para um eficaz funcionamento global. Ilustrando o que afirmava acabou por demonstrar em tempo real a forma de funcionamento do GIC no que toca ao envio de despachos e notificações.
A sessão prosseguiu com a intervenção da Câmara Municipal de Lisboa que fez um balanço sobre o cumprimento dos objetivos traçados com a implementação do GIC. A análise efetuada foi positiva, referindo a diminuição das prescrições, o aumento da produtividade e organização do serviço, bem como o aumento das receitas.
Também interessante foi a intervenção da Vitrus, responsável pela organização do trânsito da Câmara Municipal de Guimarães. Foi essencialmente referido o sucesso rapidez da implementação do GIC naquela Entidade, não só dada a maturidade da aplicação como o trabalho prévio de desenho dos processos. Estes dois fatores traduziram-se na prestação de um serviço de qualidade, reconhecido pelos cidadãos.
Por fim a Via Livre deu conta da importância para o seu negócio de uma solução que tratasse de forma automática das centenas de milhares de processos de contraordenações que a sua atividade diária gera. Não sendo o focus do seu negócio as contraordenações geram um volume de informação impossível de tratar senão de forma automatizada. Do mesmo modo foi realçada a mais valia que representa a integração do GIC com outras aplicações de negócio da Via Livre.
Após um dia muito participado, de troca intensa de experiências ficou patente a ajuda que as soluções Sysnovare podem representar na área da Gestão de Contraordenações e Fiscalização. Ficou ainda clara nos testemunhos dos participantes a importância destes encontros pois permite para além da troca de conhecimentos, alertar para realidades que poderão aproveitar a todos.